
Saiu hoje no Jornal da Tarde matéria sobre a ansiedade (maior que a rejeição) da população de Pirituba diante da ideia de construir um complexo multiuso por lá, com o fatídico “Piritubão”.
[...] Espremido entre a várzea do Rio Tietê e a Rodovia dos Bandeirantes, Pirituba adquiriu características de periferia. Faltam escolas, postos de saúde e ônibus para outras regiões. Em meio a casinhas simples e algumas favelas também surgiram prédios de classe média. O lazer para os mais jovens se resume a meia dúzia de campos de futebol de terra.
E sobram ocupações irregulares, botecos e matagais. O distrito não tem nenhuma ponte de acesso ao longo da Marginal Tietê. A via que leva à região é a sempre congestionada Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Nos finais de tarde, os coletivos levam duas horas para percorrê-la. (íntegra)
Bem…, assim o leitor fica achando que Pirituba é Cidade Tiradentes… Não é bem assim. Apesar de sua característica periférica, ela tem muitas áreas verdes, não figura entre as mais altas taxas de violência e nem sofre tanto com falta de estrutura, como quis dar a entender o repórter.
E, melhor, Pirituba vem recebendo um tipo de ocupação mais civilizada. O bairro queimou a etapa de superocupação, do tipo “Bombaim é aqui”, tão característica de algumas regiões das zonas Leste e Sul, por exemplo. Enquanto estas duas regiões mandavam ver nos loteamentos irregulares, Pirituba estava ali, e demorou muito a abandonar sua característica rural, que só foi abandonada mesmo nas décadas de 1970 e 1980.
Pirituba é o local ideal para o cara simples com noção, que quer sossego, digamos assim. A única ameaça que um estádio pode trazer para eles são os hulligans, internacionais e tapuias, e o trator da Fifa. De resto, qualquer melhoria é bem-vinda, desde que levada com mão de ferro pelo governo estadual e Prefeitura (nas mãos de quem estão hoje, é óbvio. Já pensou num governo popularesco do tipo Mercadante? A tribo indígena da base do Pico do Jaraguá se multiplicaria por dez, virando um imenso favelão. Quero crer que esse tipo de “desenvolvimento” não vai acontecer).
PS.: Se o projeto vingar, espero que melhorem e mudem o nome da “avenida Mutinga”. Tem denominação mais feia? Um dia passei por lá e, depois, quando o borracheiro me mostrou o pregão enferrujado que havia invadido o pneu do meu pois-é, pensei logo: “foi na avenida Mutinga…”

- Imagens: Acima (Tiago Queiroz, AE): Visão aérea de Pirituba: te parece o fim do mundo, sem infraestrutura? A mim não. Abaixo (Pirituba no Google Earth, marcação tosca em vermelho (mea culpa) de onde poderá ser o complexo. Lá pertinho, a Estação de trem de Vila Clarice. (Guarde bem este nome. Fica muito mais bonito dizer “Estádio de Vila Clarice” que optar pelo style encardido “Piritubão”. Nhé!)
- Mais sobre Pirituba aqui.



Pirituba nao é essa fim de mundo que o repórter disse. Tem um shopping, tem comércio forte, algumas industrias (ali do lado do viaduta é a fabrica de pianos), tem o Parque S. Domingos, espécie de Morumbi da região, a bela vila Fiat Lux, o parque Canadá ou Ontário, não lembro.
Qdo meu avô chegou ao Brasil arrumou emprego na SPR e foi trabalhar na construção da estação Vila Clarice; depois pegou a vaga de jardineiro dos ingleses, num belo palacete que ainda resiste ali.
PS: aquele arvoredo ali é o Instituto Pinel, antiga chácara que pertencia ao ingleses da SPR.
Não sabia essa sua ligação memorialística com Pirituba’s city!
Se é pelo bem de todos e felicidade geral na nação, que façam então. Mas eu quero um joguinho amistoso qualquer no Pacaembu, com Mick Jagger na platéia, num domingo à tarde. Se arrumarem legal o bairro de Pirituba, lanço apoio à Freguesia do Ó para mundial até de surf.
Eu também, Cleiton. Mas, pelo que dá pra perceber, a imprensa vai cair de boca em Pirituba atrás de qualquer coisa pra atingir o Serra. Wait!
O simples fato do governo avalizar a construção de um elefante branco em Pirituba já autoriza quem quer que seja a criticar. E não é porque o governo federal (leia-se: Lula e DIlma) faz a mesma coisa que se deve aliviar a barra do governo de São Paulo.
Absolutamente NADA justifica a construção de mais um estádio em São Paulo…
O estádio, acho eu, seria o de menos nesse complexo, porque precisa, sim, aliviar o turismo de negócios. o Anhembi já saturou. Fosse eu fazia uma filial da 25 de Março lá, maior que a matriz, pro povo não ter de cruzar a cidade. Isso também atrapalha o trânsito muitíssimo!
Bem,
Então se construa o que é necessário.
Porque a conta é simples: se sairo Piritubão, ou ele, ou o Pacaembu fica ocioso e drenando dinheiro público..
Aliás…
…com os 250 milhões garatidos, o Morumbi fica um estádio espetacular. Se não der no Morumbi, o Palmeiras tá levantando uma arena luxuosa e completa para a FIFA e, na pior das hipóteses, a reforma do Pacaembu ainda sai mais barato que um elefante branco em Pirituba.
Não é por falta de opção que São Paulo fica fora a Copa…
Fábio, pelo que sei, o Morumbi está fora. Os outros então, nem pensar! O Pacaembu é pequetitico. Uma joia, mas muito pequeno. Além disso, se ocorresse de fazer qq. coisa maior lá, os moradores das cercanias enforcavam o Kassab no posto de gasolina mais próximo.
Eu torcia pra São paulo passar longe, o que é óbvio, não vai acontecer. Mas aí vem o Brasil inteiro reclamar do menor detalhe. Aguarde.
A denominação de “Arena Multiuso” para o bairro é um tanto TOSCA, e creio que sua construção não deva servir de pretexto (ou mesmo o motivo principal) para atrair o metrô para cá! A despeito do que possam dizer sobre o bairro, ele SEMPRE foi de classe média! Quanto à localização, a prefeitura diz que o bairro é bem servido de linhas de ônibus e pela CPTM, mas é fato que ainda sofre com problemas de fluxo viário internos e externos. A linha de superfície metroviária que poderia ser implantada no lugar dos trens já deveria ter sido feita há anos e não o foi! (Lembremos de que o metrô foi inaugurado há 36 anos). Primeiro é preciso revitalizar toda a faixa lindeira à ferrovia que vem desde o Piqueri com proposta de realocação da favela (como também a remoção de construções clandestinas ao seu redor) passando pela estação de Pirituba. Há também um projeto na Secretaria de vias públicas para a construção de uma avenida seguindo a linha do trem a partir da marginal Tietê, e ainda um outro de “alargamento” da Av. Raimundo P. de Magalhães, onde se encontra o terreno do antigo “Nasbe” (projetos estes que até hoje não saíram do papel), como muito bem lembrou o inernauta de nome Tony, “… Só fica no esquema, parecendo mesmo anúncio eleitoreiro”. Enfim, como morador e urbanista sou sim a favor que tenhamos empreendimentos de bom padrão por aqui, (são dispensáveis: ferros-velhos, sambódromos, cemitérios, presídios e tudo o que certa classe de investidores imobiliários “sem noção” querem trazer para cá!) No caso da “Arena”, fica a desconfortável sensação dessa denominação, sugerindo “degladiação” do tempo dos romanos, ou um verdadeiro “circo” onde se permitam todo tipo de “malabarismos e palhaçadas”. O segundo termo que completa essa infeliz impressão: “multiuso” pode sugerir algo ainda pior para qualquer tipo de manifestação pública, seja ela civilizada ou grosseira, e colocar em risco a valorização ou não da região, a depender do humor de seus frequentadores. O bairro é sim um lugar realmente privilegiado, (nasci e morei na Vila Mariana e hoje não saio daqui para nunhum outro lugar!), mas além das obras supracitadas, faltam também denominações mais apropriadas à altura do que ele merece ter, sem, no entanto, que isso comprometa a sua imagem e a sua qualidade ambiental que ainda é considerada boa! Por enquanto fico a favor dos empreendimentos residenciais, como sugere a empresa que comercializou o tal terreno. Creio que o “Timão” merece sim um estádio também a sua altura, cujo local deve ser cuidadosamente estudado! Quanto à violência, o bairro é tranquilo e há relatos de moradores mais antigos cujas casas nunca foram assaltadas! Há gringos sendo espancados na região dos “Jardins” e nos “buracos nobres” da cidade! Obrigado pela oportunidade da manifestação!
Oi, Antonio Carlos, seja bem-vindo!
Esse lance de arena multiuso é bem genérico, num tempo ainda de indefinições. Não creio que terá esse nome. Nunca peguei trem nessa linha, mas imagino que ele funcione com operacionalidade de metrô, dentro da integração que o governo vem fazendo esses últimos anos, o que dispensa a vinda de mais um ramal pro bairro.
Pirituba é muito tranquilo. Fico com pena se o investimento atrair desassossego pro bairro. Mas tenho esperança que, com essa exposição toda, isso não aconteça. A ilegalidade e a falta de planejamento de alguns bairros sempre ocorreram na surdina.
Tony? Acho que ele não comentou aqui.
Abraço,
Olá Letícia, tudo Ok? A foto supra saiu também na matéria do jornal? É que não li o jornal , mas não vi nada que desabonasse o bairro pela “pintura” debochada que foi feita! A foto acima é até bonita! Pelo que entendi do seu comentário, você não é então moradora, né? Sobre o estádio, em específico, é, de fato, duvidoso o impacto que poderá causar tanto à questão ambiental, quanto à vizinhança! Espero (sem prejuízo de ambos os relatórios) que esses 2 quesitos não sejam postos de lado! Quanto ao metrô, me desculpe, mas discordo dessa visão! Mesmo que o sistema ferroviário seja modernizado, na minha opinião, o metrô ainda é incomparavelmente melhor! Tudo isso deve ser sim cuidadosamente avaliado por todos os envolvidos, inclusive, pelos moradores e até o Ministério Público, se for o caso. Quanto ao nome “Piritubão”, que já estão dando, mesmo sendo carinhoso, também pode ser pejorativo e me agrada ainda menos! No mais, é preciso que este bairro seja visto, de uma vez por todas, com outros olhos, até mesmo pelos dos invejosos, debochados e preconceituosos! Quem sabe se ainda não calaremos os comentários infelizes que fazem sobre ele?! Obrigado e um abraço! A propósito, o internauta “Tony”, de fato, é de um outro site, mas que trata do mesmo assunto no “Blog” do Milton Neves! Consulte-o também, Abraço!
Mais: O terreno a que me referi, (com construções residenciais) não é o que está sendo objeto desses estudos, e sim o do antigo Nasbe, que já foi comercializado e, apesar de grande, é incomparavelmente menor que aquele! (+ ou – 180.000 m2) enquanto o outro é de quase 5 milhões de m2. Fiz este mesmo comentário no blog do Milton Neves, onde o tal “Tony” cogitou esse terreno para a eventual obra do estádio. Pelo que consta, foi vendido a mais uma nova universidade aqui na região! abraço!
Antonio Carlos, a matéria e a foto são do Jornal da Tarde, veja o link no final do trecho que destaquei. Achei a matéria bem bestinha, típica do provinciano de cidade grande…
Não, nunca morei em Pirituba. Eu e minha família sempre ficamos rodeando a Lapa e região. Meu pai conta que fazia altods passeios a cavalo por aí nos anos 40, 50, e era tudo mato, imagina!
Sobre o Metrô, vi entrevista do secretário Portella, e parece que Pirituba ficará com o trem mesmo. Mas a tendência, ao lomngo do tempo, é igualar em qualidade. O trem mesmo que vai pra Santo Amaro é um luxo, melhor que a Linha vermelha e azul…
“Piritubão” é um nome muito jerereca! Tomara que não pegue. “Vila Clarice” é muito mais digno.
Deixa que os caras vejam Pirituba como um bairro marromenos. É melhor assim, esquecido pelo povaréu. Só assim continua tranquilo do jeito que é!
Oi Letícia, Obrigado mais uma vez por responder! De fato, conferi sim a matéria na íntegra! O Jornalista se referiu ao que sobra e falta no bairro sem olhar sua própria matéria! Faltou tato na reportagem e sobrou preconceito! Os Jornais que circulam por aqui deixaram a questão do metrô clara, mostrando que não há nenhuma conexão desses assuntos entre si. Como esse grande empreendimento ainda está maturando, a Companhia do Metropolitano disse que “sequer”há estudos feitos para a região. Não viajo muito de trem, mas acredito sim que alguns sejam confortáveis. A questão é o tempo de viagem e foi isso a que me referi. Tenho conhecidos que moram na Vila Romana e primas que moram na Pompeia! São ótimos locais. Aqui também é, dependendo da vila. Moro na Chácara Inglesa, uma simpática vila do bairro e se tudo for levado a bom termo, acredito que a vila não sofrerá tanto com esses impactos. Na verdade não ligo para comentários ignorantes, a não ser dos que se acham conhecedores do que estão tratando! Nós que moramos aqui é que sabemos o quanto ele é bom! Abraços!
Grande Chácara Inglesa!
Vila Romana, de pacata que sempre foi, está virando um conglomerado de condomínios e prédios comerciais do tipo “São Paulo Center Office”. (Hirc!). Espero que essa sanha imobiliária não chegue a Pirituba junto com o empreendimento.
Abraço!
Olá mais uma vez! Alguns empreendedores afirmam que Pirituba pode se tornar uma futura Vila Leopoldina, mas ainda será preciso alguns esforços no quesito infra-estrutura. As construtoras já estão tomando conta do bairro, inclusive do que ele tem de mais belo e raro. Sua vegetação (até mesmo a protegida por lei específica) está sendo cada vez mais suprimida em nome do …”não se pode impedir o progresso” (Aghhh!!!). Em nome da nossa comunidade, frequento o Ministério Público e há 13 anos espero o resultado de uma Ação Civil Pública sobre os invasores do Castelinho da Vila Comercial! O Promotor espera um último relatório do “Caex” sobre o cálculo exato da área do terreno e se há incidência de vegetação de Preservação Permanente! (As espécies que foram extirpadas são da Mata Atlântica), essa mesmo (APP) que o Sr. Aldo Rebelo quis mudar no Código Florestal!) Seu jardim é considerado “Patrimônio ambiental” desde 1989 pelo Decreto 30.443). As investigações apontam uma série de irregularidades e todos os órgãos envolvidos na “aprovação”dos prédios não “viram nada demais” nesse absurdo! Vamos ver no que vai dar! Abraço
Antonio Carlos, apesar de o projeto para Pirituba estar de pé, agora encasquetaram com o Pacaembu. Você se livrou da turba ignara. Já eu…
Oi, me desculpe, mas não entedi seu comentário! Que quis dizer com “turba ignara”? O Pacaembu atende às exigências da CBF? Meu medo é que tudo isso possa acabar ficando mesmo apenas no campo especulativo. De qualquer modo, a região ganhou sim uma espécie de “status” e projeção por se tornar falada no Brasil inteiro! Abraço!
Antonio Carlos, quis dizer que vocês aí em Pirituba se livraram dos torcedores sem educação. Pelo menos por enquanto. Ontem especularam sobre o Pacaembu, hoje o Palestra, amanhã…